Antes de preparar um jantar ou almoço para convidados pense nas preferências e intolerâncias de todos. Afinal cada convidado é importante e todos devem ser bem servidos.
Se têm crianças, idosos, pessoas com alergia a alimentos, dietas, alimentos que poucos gostam, enfim, se puder prepare dois pratos quentes que agradem a todos, uma salada, aperitivos, sucos, água, refrigerantes, vinho, cerveja, etc.
É importante ter sempre água fresca e gelada para todos os convidados.
O gelo é outro componente indispensável, principalmente no calor. Compre gelo filtrado em cubinhos e mantenha ä disposição em baldes fechados ou abertos. Mas se preferir, prepare seu gelo com dias de antecedência nas forminhas apropriadas. Vá transferindo para sacos plásticos até formar um volume suficiente.
Se você for servir uma bebida com água de coco, pode congelá-la em cubos. O mesmo vale para suco de limão.
Planeje seu jantar ou almoço. Veja os alimentos e produtos que vai precisar, faça uma lista, compre com antecedência tudo, folhas e frutas se puder compre no dia.
Pense na sobremesa, se for servida gelada deve ser feita de véspera.
Calcule o espaço disponível na geladadeira para armazenar os alimentos prontos e os demais.
Retire as carnes do congelador, guarde na geladeira na parte inferior, para descongelar de véspera sem perder sua qualidade.
Bacalhau deve ser deixado em água gelada de molho na véspera, trocando-a umas 4 vezes. Mantenha o bacalhau sempre na geladeira para preservar o alimento e não perder sua qualidade, a gordura e o sabor.
Se quiser, na última molhada use leite e deixe de molho na geladeira. Este leite poderá ser usado para um molho, creme ou suflê.
Verifique as panelas que vai precisar, as travessas e utensílios de serviço, bem como copos, talheres, pratos, toalhas, guardanapos, bandejas, decoração, velas, rechaud ( panela ou pirex para manter alimentos em banho-maria com um fogareiro de metal, em prata ou inox).
Os temperos devem ser disponibilizados a todos os convidados: azeite, vinagre, sal, pimenta, queijo ralado, molhos, etc.
Se não tem um galheteiro, seja criativa!
O vidro do azeite pode ganhar dentes de alho, manjericão, orégano, alecrim ou outro tempero (1 semana para pegar o sabor). Amarre um guardanapo branco com um raminho de alecrim e você já tem uma peça decorada na mesa.
Use uma bandejinha para dispor todos os temperos juntos. Isso facilita na hora da pessoa se servir.
Num evento rústico pode dispor sobre folhas de bananeira.
COMO USAR A FOLHA DE BANANEIRA NA DECORAÇÃO
Depois de colher as folhas lave-as e corte as pontas antes da preparação. Ferva as folhas por dois minutos para amaciá-las um pouco antes de cortar em tamanhos desejados. Disponha sobre as mesas, bandejas, etc.
Amarre pedaços da folha em volta de travessas, copos de vidro simples e amarre com uma fita. Fica muito bonito. Use copos mais altos e ponha flores neles. As peças de madeira e barro com a folha da bananeira combinam muito bem.
Para usar a folha seca, lave, corte os talos, jogue água fervendo. Corte em tiras ou em pedaços do tamamnho desejado. Pendure num varal para secar, sem encostar uma parte na outra. Deixei secar à sombra, em local seco e ventilado. Para trabalhar com essas partes, molhe antes de usá-las, para não quebrar.
Depois de secas você pode pintar as folhas com tinta para artesananto a base de água ou corantes. Deixe secar antes de usar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário