sábado, 12 de março de 2011

ARROZ MARROQUINO, em homenagem a Aruza e Nanda



Essa semana recebi uma prima muito querida e uma amiga dela que voltavam de um carnaval na Chapada.
Fiz um jantarzinho e queria algo diferente, simples e saudável. Então minha filha me lembrou desse arroz Marroquino que costuma agradar a maioria das pessoas. É muito nutritivo e basta uma saladinha pra acompanhar. Claro que eu como sou exagerada servi quibe de forno, pasta de grão de bico, beringela em compota, pão sírio e saladinha crua.
Elas elogiaram tanto que me pediram para postar a receita aqui pra todos saborearem esse delicioso arroz que aprendi com uma marroquina.


ARROZ MARROQUINO (6 pessoas)

1 ½ xícara de arroz integral ou branco
Água fervendo
3 cebolas
4 dentes de alho
MIX de frutas secas: 1 ½ xícara de castanha do Pará, de caju, avelã (picadas) e passas (pode juntar amêndoas, pistache, damascos, ameixa, banana passas brancas e pretas sem sementes, etc. Existe um Mix pronto em lata. Use 2 latas.)
2 colheres (chá) de açúcar
Sal
Canela em pó
Pimenta
Azeite
1 ½ quilo de peito de frango cortado em tiras grandes.
½ xícara de cachaça ou rum
Molho de Shoyo
Gergelim torrado

Numa panela prepare o arroz com 2 dentes de alho, sal, azeite e água quente. O arroz deve ficar soltinho.
Ponha água pra ferver em outra panela. Quando levantar fervura adicione o frango, sal e a cachaça. Deixe fervendo por 5 minutos. Escorra o frango e desfie em nacos grandes.
Numa frigideira ponha azeite e as cebolas picadinhas e deixe corar. Junte o açúcar para deixá-la escura. Quando a cebola estiver ao dente, polvilhe com um pouco de canela e desligue.
Em outra frigideira ponha azeite, alho e o frango desfiado. Junte o shoyo e a pimenta. Deixe o frango com pouquíssimo caldo, quase seco.
Num refratário monte uma camada de arroz cozido (a metade), cebolas, frango e metade do Mix de frutas secas. Regue com um fio de azeite. Repita a operação. Borrife gergelim torrado e leve ao forno coberto com papel alumínio. Sirva bem quente.

Acompanham bem: salada verde com hortelã, quibe, pasta de grão de bico e caponata de beringela.

·         Dica: Substitua o frango pelo carneiro assado desfiado. Tempere com pimenta síria e gergelim torrado por cima do prato.